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Investir em um negócio é sempre um risco, mas também pode ser a oportunidade que faltava para você inaugurar um novo nicho de mercado, dentro de uma área de negócios.

Os riscos sempre vão existir. Mesmo se você estiver pensando em um negócio tradicional. Por exemplo, uma hamburgueria, um estilo de restaurante que existe aos montes, em todos os bairros de grandes cidades. No mercado de restaurantes, é um nicho extremamente tradicional e difícil de se inovar. Logo, a chances de empreendimentos falhos são grandes.

Já as oportunidades, essas dependem de vários fatores, e algumas verdades amargas. A principal delas é: estamos com excesso de ofertas. Há negócios para, praticamente, toda demanda de consumo.

Assim, a chance de você empreender em um negócio, que já tenha um mercado consolidado, é imensa. Isso não significa que não haja espaço para novos nichos. Porém, alguns cuidados são necessários. Veja quais são eles aqui.

 

1.      Conheça a área em que você quer investir com profundidade

Para você encontrar oportunidades, é preciso conhecer o mercado com profundidade. Você precisa conhecer, minimamente, o básico sobre a área que quer empreender. Mas as chances de sucesso são maiores se você conhecer a área profundamente.

Isso porque, para um investimento trazer retornos, você precisa saber “onde apostar suas fichas”. Isso é, conhecer o mercado relativo àquele produto com profundidade.

Dessa forma, é possível identificar demandas que não foram atendidas, e, formas de atender a elas.

Negócios como McDonald’s ou KFC surgiram, e tiveram sucesso, porque na época em que essas empresas foram criadas havia a demanda por um negócio de alimentação rápida.

Então, a dica é: estudo o produto e a concorrência!

 

2.      Seja criativo, mesmo quando for um nicho conservador

Até mesmo negócios tradicionais permitem empreendimentos inovadores. Para tanto, você precisa estudar marcas que já estejam consolidadas, cases de sucesso e de fracasso, demandas do mercado consumidor, tendências…

Às vezes, empreender em um nicho novo significa, antes, utilizar serviços ou produtos tradicionais, a partir de uma abordagem ou elaboração novas.

Fazer o que todo mundo faz, mas de um jeito diferente. Alguns mercados parecem estagnados, porque toda a concorrência está agindo exatamente igual. A dica, nesse caso, é “pensar fora da caixa”; arriscar (com os devidos cuidados) possibilidades que os outros consideravam inviável.

É um risco. Mas pode virar um sucesso.

 

3.      Invista nos detalhes

Alguns empreendimentos têm sucesso devido aos detalhes. É o caso de produtos e serviços extremamente comuns, mas que se destacam por trazerem detalhes diferentes de tudo que já fora feito até então.

Por exemplo, restaurantes temáticos. Há uma hamburgueria, em São Paulo, que ganhou reconhecimento no mercado por incorporar elementos do universo dos livros de Harry Potter, tanto em seu espaço físico, quanto em seu cardápio.

Os detalhes, às vezes, são o diferencial que fará um negócio se destacar, dentro de um nicho, mesmo que a estrutura básica do negócio seja bastante semelhante a de marcas já estabilizadas.

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