Um dos grandes problemas de quem se engaja em muitos trabalhos, ou está focado em estudar para um concurso, ou faz muitos cursos, é perder a hora de fazer outras coisas.

E perder a hora não é só “ficar demais no Instagram”, por exemplo. Se você deixa de almoçar ou lavar roupas, porque está estudando, você perdeu a hora. Não é, mesmo que seja uma atividade importante, saudável.

Logo, como fazer para você fazer tudo o que precisa, de maneira salubre e equilibrada? Confira essas 5 dicas, e não seja mais o “coelho da Alice” (que fica gritando que está atrasado…).

 

1.      Cada coisa no seu tempo

Sabe a música da banda The Birds, inspirada num salmo, que diz “para cada coisa tem uma época”? a ideia aqui é essa.

Se você está na hora do trabalho, trabalhe. Se você está na hora de lavar roupa, lave. Se for hora de olhar bobagem no Instagram, olhe. Mas não misture tudo.

Não importa se alguém falar que atualizar o feed é bobagem ou que cozinhar todo o dia é perda de tempo. Ninguém está te julgando. Se você acha que curtir vídeos no Instagram é importante, ok.

Mas dedique um tempo do seu dia só pra isso. Aquela ideia de “vou dar uma olhadinha rápida” atrapalha todo o resto.

 

2.      Faça intervalos curtos, sem tanto objetivo

Parar por cinco minutos, para fazer qualquer coisa, é aceitável. É tipo uma “hora do recreio” das suas obrigações. Ajuda você a ficar mais relaxado, permite que você veja se está tudo ok em casa e nas redes.

Mas que sejam intervalos pontuais, e que eles tenham horários de começo e fim bem definidos. E que eles não aconteçam com frequência.

Espere você ficar realmente cansado. Só então pare e descanse.

 

3.      Não crie metas diárias

Metas diárias funcionam, se essas metas forem submetidas ao limite de horário. Por exemplo, durante 60 minutos, todo o dia, você vai ler no mínimo (ou no máximo) 5 páginas do seu livro da vez.

Com tempo, você vai ajustando essa meta para que, dentro do limite de tempo diário, você consiga cumprir a meta.

Por exemplo, em 60 minutos você consegue ler 7 páginas, e ainda sobra tempo: cria uma meta mínima de 7 páginas, e, nos dias que você cumprir a meta, continue lendo até dar conta do tempo.

 

4.      Respeite o horário das refeições e higiene

Não menospreze as suas refeições e higiene pessoal. Na hora do almoço, esqueça de tudo e foque na comida. Na hora de se tomar banho, entre no banho pensando só em xampus e sabonetes.

Dessa forma, você vive melhor esses momentos. Faz deles, horas de descanso. Se alimenta e higieniza melhor.

 

5.      Pare tudo antes de ir dormir

Na hora de dormir, pare tudo. Se você só vai sentir sono às 11, às 10, pare suas tarefas e comece a organizar as coisas. Dormir sem outras preocupações é essencial.

Fonte: Acesse Aqui o Link da Matéria Original

Abrir Chat