
A Caixa Econômica Federal liberou o saque do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) para trabalhadores de mais quatro cidades do estado de São Paulo. Com isso, sobe para nove o número de municípios para os quais o benefício foi disponibilizado.
Em todos eles, o acesso ao saldo do FGTS é feito por conta de desastras naturais, provocados por chuvas fortes que atingiram as localidades. Trata-se, portanto, do saque-calamidade, modalidade que permite resgatar até R$ 6,2 mil do fundo.
O FGTS nada mais é do que uma conta aberta automaticamente pela Caixa e na qual a empresa deposita, todo mês, 8% do valor pago de salário. A soma dos depósitos formam o saldo do FGTS e esse dinheiro pode ser sacado pelo trabalhador em algumas situações, como em caso de aposentadoria, doenças e desastres naturais.
+Oscar 2023: conheça os filmes indicados e saiba onde assistir à cerimônia
Cidades de São Paulo com benefício ativo
Na última semana, a Caixa passou a permitir que os trabalhadores das cidades de Campinas, Ubatuba, Tatuí e Itaquaquecetuba retirem o dinheiro, desde que não tenham efetuado saque pelo mesmo motivo nos últimos 12 meses.
Confira abaixo a relação completa dos municípios com esse benefício ativo no momento e o prazo para pedir o saque em cada um deles:
- Capivari até 11/04;
- Caraguatatuba: até 21/5;
- Lins: até 30/4;
- Monte Mor: até 11/4;
- São Sebastião: até 21/5;
- Campinas: até 3/5;
- Ubatuba: até 21/5;
- Tatuí: até 14/5; e
- Itaquaquecetuba: até 29/5.
+Imposto de Renda: restituição MAIS RÁPIDA para quem seguir DESTA forma
Solicite o saque do FGTS sem sair de casa
A solicitação é realizada de forma fácil e rápida pelo aplicativo FGTS, opção Meus Saques, no celular, sem a necessidade de comparecer a uma agência. O aplicativo está disponível para download gratuito nas plataformas digitais e é compatível com os sistemas operacionais Android e iOS.
Veja o passo a passo para fazer o saque por calamidade:
- Realizar o download do app FGTS e inserir as informações de cadastro; ir na opção “Meus saques” e selecionar “Outras situações de saque — Calamidade pública” — acessar a cidade;
- Encaminhar os seguintes documentos: foto de documento de identidade, comprovante de residência em nome do trabalhador, emitido até 120 dias antes da decretação de calamidade;
- Selecionar a opção para creditar o valor em conta CAIXA, inclusive a Poupança Digital CAIXA Tem, ou outro banco e enviar a solicitação.
O prazo para retorno da análise e crédito em conta, caso aprovado o saque, é de cinco dias úteis. Ao registrar a solicitação é possível indicar uma conta da CAIXA, inclusive a Poupança Digital CAIXA Tem, ou de outra instituição financeira para receber os valores, sem nenhum custo.
+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.
Siga o JC Concursos no Google News e acompanhe nossos destaquesSociedadeBrasil