
Cresce a expectativa pela realização do novo concurso TREs Unificado (Tribunal Regional Eleitoral. O processo segue em fase de definição dos nomes da comissão organizadora, que devem ser anunciados em breve. A publicação do edital está prevista para ocorrer em agosto. No entanto,em 13 de abril, a secretária de gestão de pessoas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Thayanne Fonseca, já havia anunciado que as nomeações estão previstas para ter início ainda em 2023. Novas informações devem ser divulgadas em breve.
Com a publicação do edital em agosto, para que o início das convocações ocorra até dezembro, a expectativa é de que a aplicação das provas ocorra em até dois meses após o início do certame, ou seja, aproximadamente em outubro, tendo como base um prazo mínimo de 60 dias, normalmente adotado nos concursos federais.
No entanto, qualquer confirmação sobre prazos somente poderá ser efetivamente divulgada após a assinatura do contrato com a banca organizadora, que será escolhida pela comissão.
O concurso TREs unificado será para os cargos de técnico e analista judiciário, ambos com exigência de nível superior. As remunerações atuais são de R$ 8.046,84 para técnicos e R$ 13.202,62 para analistas.
Já foi confirmado que, além das vagas imediatas, também deverão ser formados cadastros reserva, com aplicação das provas na capital do estado do candidato, com possibilidade de concorrer mesmo para outra capital.
Ao todo, 26 TREs já confirmaram participação no certame:
- TRE Acre
- TRE Alagoas
- TRE Amapá
- TRE Amazonas
- TRE Bahia
- TRE Ceará
- TRE Distrito Federal
- TRE Espírito Santo
- TRE Goiás
- TRE Maranhão
- TRE Mato Grosso
- TRE Mato Grosso do Sul
- TRE Minas Gerais
- TRE Paraíba
- TRE Paraná
- TRE Pernambuco
- TRE Piauí
- TRE Rio de Janeiro
- TRE Rio Grande do Norte
- TRE Rio Grande do Sul
- TRE Rondônia
- TRE Roraima
- TRE Santa Catarina
- TRE São Paulo
- TRE Sergipe
- TRE Tocantins
Concurso TREs unificado: saiba como serão as provas
De acordo com a resolução 23.391, publicada recentemente, as provas do certame contarão, no mínimo, com questões sobre:
- conhecimentos gerais
- conhecimentos específicos
Na parte de conhecimentos gerais, ao menos quatro disciplinas são obrigatórias:
- noções de informática
- gramática e interpretação de textos de língua portuguesa
- normas aplicáveis aos servidores públicos federais
- regimento interno de cada tribunal
Também poderão ser aplicadas provas discursivas e análise de títulos. Além disso, para a área de segurança poderão ser cobrados testes de aptidão física.
Até 565 vagas poderão ser preenchidas durante a validade
Além da realização do concurso TREs unificado para vagas imediatas e possíveis cadastros em vários estados, durante o 80 encontro do Colégio dos Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (COPTREL), em fevereiro, foi discutida a criação de 565 vagas para o cargo de analista judiciário – apoio especializado – análise de sistemas. Neste sentido, um projeto de lei deve ser encaminhado em breve para o Congresso Nacional.
Caso aprovadas, as novas oportunidades poderão ser oferecidas por meio de novas seleções realizadas pelos respectivos tribunais ou pela convocação de remanescentes da seleção unificada.
Siga o JC Concursos no Google News e acompanhe nossos destaques
+ Resumo do Concurso TREs Unificado
TSE
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição:
Não definido
Cargos:
Não definido
Áreas de Atuação:
Não definido
Escolaridade:
Não definido
Faixa de salário:
Estados com Vagas: AC,
AL,
AP,
AM,
BA,
CE,
DF,
ES,
GO,
MA,
MT,
MS,
MG,
PA,
PB,
PR,
PE,
PI,
RJ,
RN,
RS,
RO,
RR,
SC,
SP,
SE,
TO