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Empreendedores de produtos e serviços sabem que, apesar das flutuações de mercado, em datas comemorativas, a tendência é de se estabilizar o caixa e, eventualmente, até mesmo ter uma generosa margem de lucro.

Isso poque, em datas comemorativas, como Dia das Mães, Páscoa, Natal, entre outros, existe a cultura do presentear, e em alguns casos, do presentear com alguma regalia diferente.

Porém, quando passa essa data, a procura diminuí, e aí, algumas empresas começam a patinar nas contas.

Não entra no vermelho, mas tem menos lucro do que seria o ideal, para conseguir manter o negócio com tranquilidade.

Essa realidade é comum, mas pode ser revertida. Como? Há algumas estratégias de vendas, que podem te ajudar. Confira:

 

1.      Aposte em produtos personalizados

Quase sempre, microempresas e profissionais MEI já atuam com produtos personalizados. Isso é, o profissional tem um portfólio, mas em geral atua com encomendas.

Se você atua mais com estoque do que com demanda, talvez seja o caso de repensar sua atuação. Reforçar essa parte é essencial, nesse ramo.

Tenha alguns produtos em estoque, mas procure sempre oferecer algo exclusivo – com o nome do presenteado, estilização e produção original, produção de modelo em larga escala e similares.

Quem procura um produto artesanal, procura algo que seja criativo e único.

 

2.      Invista em publicidade regional

Se você atua ou mora em uma cidade grande, sabe que dificilmente sua localidade tem menos de 100 mil habitantes. Os centros urbanos do Brasil são mega populosos.

Isso significa que é humanamente impossível que uma microempresa atenda a toda a demanda de uma única cidade. Ou seja: há espaço para todos crescerem.

O caminho para isso passa pela publicidade regional. Ou seja, você precisa se comunicar dentro do seu bairro, e nas regiões próximas a ele.

Pense bem: por que alguém vai atravessar a cidade, se ali no “portão de casa” há o que esse está buscando?

 

3.      Esteja nas redes sociais

Um ponto que sempre tocamos é o das redes sociais. Não dá pra você existir, comercialmente, sem estar em pelo menos uma rede social.

Nas redes, você divulga seu trabalho, divulga feedbacks dos clientes, faz postagens promocionais, investe em postagens pagas…

São muitas as possibilidades, e há, inclusive, agências de marketing que são especializadas nesse tipo de publicidade, afinal, existe toda uma linguagem própria das redes.

Se você pretende alçar voos mais altos, investir nessa parte, com uma equipe especializada, vale a pena.

 

4.      Invista em produtos e serviços sazonais

Diversificar o seu negócio, com um produto sazonal, pode ser uma forma de se conseguir novos clientes, além de fidelizar aqueles que estão voltando.

Primeiro, há o tom de ineditismo e novidade: não é algo simples, mas uma exclusividade daquela época; algo que vai existir por tempo limitado.

Segundo, trata-se algo característico daquela época do ano. Você estará tocando no inconsciente coletivo das pessoas. Para tanto, use da publicidade, criando produtos “com a cara do natal”, por exemplo.

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