Quando falamos em saúde, todos sabem que há dois caminhos possíveis. O primeiro, é com a prevenção, evitando comportamentos e hábitos nocivos, com disciplina. O segundo é com remédios, que vão ser utilizados para remediar problemas adquiridos ao longo da vida.

Porém, manter a saúde pelo primeiro caminho é bem mais vantajoso. Você sabe o porquê? Basta dizer que, evitando remédios, você evita efeitos colaterais.

Além disso, cuidar da saúde traz diversos benefícios para a sua saúde imediata. Você sabe quais são eles? Confira.

 

1.      Beba água

Quando você bebe água, você não está apenas matando a sede.

Aliás, sentir sede é sinal de que algo em seu corpo não está correndo bem. normalmente temos muita sede, quando comemos coisas com muito sal, ou quando suamos muito.

O excesso de sal deixa o corpo inchado, e pode levar ao entupimento das artérias, causando hipertensão. Já o aumento da temperatura, causa o suor – e com ele, desidratação.

Logo beber água ajuda no controle da temperatura do corpo.

Ajuda, ainda, a controlar a fome, quando consumida antes das refeições, a digerir fibras, e diluir o sódio, sendo uma poderosa aliada no emagrecimento.

Além disso, com o cérebro bem hidratado, sua concentração aumenta, e suas oscilações de humor diminuem.

 

2.      Consumir frutas

Comer uma boa fruta faz bem. todo mundo sabe disso. Mas faz bem por quê?

Primeiro, é pelo fato de que as frutas têm vitaminas e sais minerais em quantidade bem maior (e de mais fácil absorção) do que versões sintéticas (cápsulas e afins).

Segundo, frutas têm fibras. Fibras são substancias essenciais para a digestão, pois elas ajudam a compor as fezes, aumentam a sensação de saciedade, ajudam na diminuição de gorduras e favorecem a reprodução de bactérias benéficas.

Terceiro, por conterem açúcares, como frutose, que não são processados. Logo, não levam ao aumento de peso, da mesma forma que açúcares industriais.

 

3.      Tome sol

Tomar sol é essencial para a manutenção da saúde. Não estamos falando aqui de ficar horas na praia, mas sim, se expor ao sol da manhã, ou do fim do dia, por alguns minutos, em regiões como braços e tronco (mas sempre com protetor solar).

A luz solar, por toda a sua composição fisioquímica específica, desencadeia reações que produzem vitamina D. Essa é responsável, principalmente pela retenção de cálcio – isso é: ossos mais fortes.

Logo, sempre que possível, arregace as mangas e seja feliz!

 

4.      Se movimente

Fazer exercícios (com apoio de um profissional de educação física) é importante, mas nem sempre é possível. Se esse for seu caso, prefira, ao menos, caminhar.

Quando você caminha, mesmo que seja só alguns, você melhora a condição dos pulmões, controla o desgaste dos músculos e ossos, faz com que o cérebro libere hormônios de bem-estar, como dopamina, e exercita partes do cérebro que, apenas com exercícios físicos é possível.

 

5.      Ria

Rir é o melhor remédio. Pelo menos, para combater o stress diário, e liberar hormônios de satisfação, no cérebro.

Fonte: Acesse Aqui o Link da Matéria Original