binomo banner


 

Uma das grandes dificuldades de quem faz cursos EAD é a organização pessoal.

Isso porque, diferente de cursos presenciais, nos quais há horários de entrada e saída das aulas, aqui depende de você acessar a plataforma e materiais online.

Há cursos que tem aulas síncronas, isso é, transmissões ao vivo. Mas não são todos. Logo, esse ponto – ir à aula – aqui não acontece.

Logo, como você se organiza para um curso EAD? Como você faz ele da melhor forma possível? Confira algumas dicas:

 

1.      Tenha o seu horário das aulas

Um curso EAD é um curso com horário, como todos os outros. A questão é que aqui não tem, na maior parte dos casos, uma cobrança de frequência de presença, mas de objetivos.

Porém, cumprir esse objetivo vai exigir de você uma dedicação, em dado horário. Então, separe ele na sua agenda semanal, como se fosse um curso presencial.

Não pense que você “está em casa”, porque você, na verdade, não está. Quando você faz um curso presencial, não dá pra escutar o professor falando, enquanto se lavam louças.

Por que, em um curso EAD, daria?

 

2.      Organize um cronograma de atividades

Ter um cronograma de atividades é essencial, para você conseguir cumprir seus objetivos. Muitos cursos têm atividades de prática, antes de uma avaliação final. Se você ingressar em um curso que não tem, defina você esses.

Fazer atividades periódicas ajuda você a entender se o módulo estudado foi aprendido, ou não. Então defina esses exercícios no seu calendário – e cumpra eles.

 

3.      Faça um resumo ao fim de cada módulo

Ao final de um módulo, crie um resumo daquilo que você estudou. Nesse, inclua todos os conteúdos que há no módulo, inclusive aqueles que parecerem menos importantes.

Dessa forma, você lança um novo olhar sobre o que foi estudado, além de revisar o conteúdo que foi aprendido.

 

4.      Faça anotações e mapas conceituais

Mesmo que você esteja em um curso com vídeos, textos e materiais de apoio, crie você, suas anotações.

Fazer anotações e mapas conceituais ajuda que você aprenda o conteúdo, de uma maneira exclusiva. Isso é, uma maneira que vai servir somente a você.

Isso garantirá que seu aprendizado seja mais profundo. Estudar não é, simplesmente, ler sobre um conteúdo. É ler e estabelecer percepções críticas sobre esse conteúdo.

Uma anotação é isso.

 

5.      Procure as leituras complementares daqueles temas que te interessam mais

Nenhum curso é completo. Nem mesmo um Doutorado terá todo o conteúdo possível, em uma matéria. Todos os cursos são sempre recortes, de uma parcela de um conhecimento.

Vale dizermos que essa parcela não vai atrair a todos da mesma forma. E isso é extremamente positivo, porque do contrário, não surgiriam novos conhecimentos.

Então, a melhor forma de você aproveitar um curso EAD (e nesse caso, qualquer curso), é procurando mais leituras, sobre o tema do curso que interessa a você.

Dessa maneira, você estará simultaneamente, estudando o conteúdo básico, e aprimorando um conteúdo específico.

 

Veja Também:

Sucesso na Internet:

Fonte: Acesse Aqui o Link da Matéria Original