binomo banner



concurso ime 2

O Ministério da Defesa divulgou nesta quinta-feira (19) três editais de concurso do Exército com 111 vagas no IME (Instituto Militar de Engenharia), na cidade do Rio de Janeiro.

A seleção, que abre inscrições em 1º de junho, oferece 92 postos de nível médio para admissão aos cursos de graduação e 19 para engenheiros que já concluíram a faculdade (veja as especialidades mais abaixo).

Entre as vagas para graduação, 80 são para militares da ativa (destinadas a quem pretende seguir carreira no Exército) e 12 da reserva (voltadas a quem não almeja permanecer na corporação).

No caso de engenheiros já graduados, todas as oportunidades são para profissionais que querem construir carreira nas Forças Armadas.

+ Baixe o edital para graduação de oficiais da ativa
+ Baixe o edital para graduação de oficiais da reserva
+ Baixe o edital para engenheiros já graduados

Quem pode concorrer?

Os critérios de faixa etária para quem pretende participar do concurso do Exército — tendo como data-limite 31 de dezembro de 2023 — preveem:

  • no máximo, 26 anos para engenheiros já graduados;
  • no mínimo, 16 anos para admissão aos cursos de graduação;
  • no máximo, 21 anos para admissão aos cursos de graduação (oficiais da reserva);
  • no máximo, 22 anos para admissão aos cursos de graduação (oficiais da ativa).

Passo a passo para se inscrever

As inscrições para o concurso do Exército serão recebidas até 11 de julho, mediante o preenchimento de formulário no site www.ime.eb.br. As taxas de participação custam:

  • R$ 140 (para admissão aos cursos de graduação);
  • R$ 150 (para engenheiros já graduados).

Em caso de dúvidas, os candidatos podem obter mais informações com a comissão organizadora do processo seletivo por meio dos seguintes canais de comunicação:

Concurso do Exército: como serão as provas?

Os concorrentes aos cursos de graduação realizarão a prova objetiva em 25 de setembro. A avaliação abordará conteúdos de mátemática, física e química. A segunda fase terá exames discursivos em quatro datas de outubro:

  • dia 25: prova de matemática;
  • dia 26: prova de física;
  • dia 27: prova de química;
  • dia 28: prova de português e inglês, além de redação.

Para engenheiros já graduados, a primeira etapa envolverá avaliações escritas de conhecimentos específicos, em 26 de outubro, e de línguas portuguesa e inglesa, em 27 de outubro.

Na sequência, todos os candidatos ainda passarão por inspeção de saúde, exame de aptidão física e avaliação psicológica, entre janeiro e fevereiro de 2023. A apresentação dos aprovados para matrícula está marcada para 10 de fevereiro.

*Confira mais informações em instantes

Siga o JC Concursos no Google News e acompanhe nossos destaquesconcursos autorizadosconcursos abertosconcursos 2023provas anteriores

Fonte: Acesse Aqui o Link da Matéria Original