
O período de inscrições para o concurso do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), inicialmente previsto para terminar na segunda-feira (2), foi prorrogado até 12 de maio.
A seleção oferece 360 vagas de nível superior na área de TI (Tecnologia da Informação). Temporárias, as oportunidades são para trabalhar em Brasília, com contrato de até cinco anos.
O salário inicial é de R$ 8.300. Do total de postos em disputa, 60 são para contratação imediata e 300 para formação de cadastro reserva (CR). Confira os cargos abaixo:
- analista de dados (9 + 45 CR);
- especialista em governança de dados (2 + 10 CR);
- analista em Business Intelligence (5 + 25 CR);
- cientista de dados (2 + 10 CR);
- especialista em BigData (2 + 10 CR);
- engenheiro de IA (2 + 10 CR);
- analista em interoperabilidade (9 + 45 CR);
- arquiteto em soluções (3 + 15 CR);
- especialista em DevOps (2 + 10 CR);
- analista de infraestrutura de TIC (6 + 30 CR);
- analista de processo (1 + 5 CR);
- analista de negócios — gerente de projetos de soluções de TIC (14 + 70 CR);
- analista de segurança da informação (3 + 15 CR).
Para concorrer a um dos postos é necessário possuir experiência mínima de cinco anos na área de TI ou apresentar título de mestrado ou doutorado.
O edital reserva 20% da vagas para participantes autodeclarados negros e 5% para pessoas com deficiência, conforme estabelece a legislação.
+ Fique por dentro de todos os concurso abertos no Brasil
Passo a passo para se inscrever
As inscrições para o concurso do Mapa são recebidas somente pela internet, mediante a realização de cadastro no site https://www.idib.org.br/. O valor da taxa de participação é o mesmo para todas as funções: R$ 44.
O processo seletivo é organizado pelo Idib (Instituto de Desenvolvimento Institucional Brasileiro). Em caso de dúvidas, os candidatos podem obter mais informações com a banca por meio dos seguintes canais de comunicação:
Concurso do Mapa: o que vai cair na prova?
Marcada para 5 de junho, com aplicação na capital federal, a avaliação objetiva cobrará a resolução de 60 questões de múltipla escolha em, no máximo, três horas. As perguntas abordarão conteúdos sobre:
- língua portuguesa;
- língua inglesa;
- raciocínio lógico;
- conhecimentos específicos.
Haverá também análise de títulos, com envio dos documentos em 15 de julho. Os candidatos poderão apresentar certificados e diplomas de especialização, mestrado e doutorado, além de comprovantes de experiência profissional.
A seleção terá validade de dois anos, a contar da homologação do resultado final. O prazo poderá ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, conforme estabelece o edital.
Relembre principais atividades do Mapa em 2021
+++ O JC Concursos disponibiliza mais detalhes sobre o processo seletivo, como atribuições, conteúdo programático e cronograma, na página do concurso do Mapa
Siga o JC Concursos no Google News e acompanhe nossos destaquesconcursos autorizadosconcursos abertosconcursos 2023provas anteriores