O governo de Alagoas republicou nesta quarta-feira (1º) o edital do concurso da Polícia Penal AL destinado a preencher 300 vagas de policial penal. A seleção agora passa a oferecer 60 postos reservados a pessoas com deficiência (PCDs).

No início de agosto, a Justiça havia determinado a suspensão do processo seletivo até que a cota legal de 20% das vagas para PCDs fosse respeitada. Inicialmente, todas as oportunidades eram para ampla concorrência.

Com a republicação do edital, o prazo para que pessoas com deficiência se inscrevam será reaberto em 10 de setembro. Os interessados terão até 15 de outubro para realizar cadastro no site www.cebraspe.org.br/. O valor da taxa é de R$ 95.

O processo seletivo é organizado pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe). Em caso de dúvidas, os candidatos podem obter mais informações com a banca por dois canais de comunicação:

Ofertas do edital

Das 300 vagas em disputa no concurso da Polícia Penal AL, 210 são destinadas a homens e 90 a mulheres — a reserva para pessoas com deficiência é de 42 e 18 postos, nessa ordem. 

Opção para candidatos com curso superior em qualquer área, o cargo de policial penal (em substituição à carreira de agente penitenciário) paga R$ 3.800. Os contratados atuarão nos seguintes estabelecimentos penais:

  • Penitenciária de Segurança Máxima (PenSM);
  • Penitenciária Masculina Baldomero Cavalcante de Oliveira (PMBCO);
  • Presídio Masculino de Segurança Média Professor Cyridião Durval de Oliveira e Silva (PMSMPCDS);
  • Casa de Custódia da Capital (CCC);
  • Estabelecimento Prisional Feminino Santa Luzia (EPFSL).

Concurso Polícia Penal AL: o que vai cair na prova

O novo cronograma prevê a aplicação da prova objetiva em 5 de dezembro. A avaliação cobrará a resolução de 120 questões do tipo “certo” ou “errado” em, no máximo, três horas e meia. As demais etapas incluem:

  • teste de aptidão física;
  • avaliação médica;
  • comprovação documental;
  • investigação social.

A seleção terá validade de um ano, a contar da homologação do resultado final. O prazo poderá ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério da corporação, conforme estabelece o edital.

+++ O JC Concursos disponibiliza mais detalhes sobre o processo seletivo, como atribuições, conteúdo programático e cronograma, na página do concurso Polícia Penal AL

concursos al (alagoas)concursos abertosconcursos 2022provas anteriores

Fonte: Acesse Aqui o Link da Matéria Original

Abrir Chat