binomo banner



athur do val cassado 1

O deputado estadual Arthur do Val (União Brasil) foi cassado pela Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), por unanimidade, nesta terça-feira (17). Ele perde os direitos políticos e fica inelegível por oito anos. 

O Plenário da assembleia manteve a deliberação do Conselho de Ética e decidiu por 73 votos, que o deputado conhecido como Mamãe Falei seria punido por quebra de decoro parlamentar ao proferir falas sexistas sobre as ucranianas em março. 

Nenhum deputado votou contra a punição, era necessário apenas 48 votos entre os 94 deputados estaduais para que Arthur fosse cassado. 

Conselho de Ética da Alesp tinha aprovado pedido de cassação por unanimidade

O Conselho de Ética da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) havia acatado no dia 12 de abril, o relatório que pedia a cassação do deputado estadual Arthur do Val (União Brasil). 

O pedido de cassação foi recebido pela Alesp, no último dia 07 de março, por causa dos áudios machistas vazados do parlamentar em que depreciava as refugiadas ucranianas por conta de sua condição. 

Cassação foi motivada por declarações machistas 

Declarações feitas pelo deputado estadual Arthur do Val (União Brasil), gerou repúdio entre internautas e a classe política brasileira no início de março. Arthur realizou uma viagem até o país do Leste Europeu para acompanhar de perto a Guerra na Ucrânia, no sentido de contribuir com o conflito contra o exército russo e ajudar na produção de coquetéis molotov. 

Enquanto estava na Ucrânia, o deputado enviou áudios em grupos de Whatsapp, com teor sexista sobre as mulheres ucranianas. Ao afirmar que pretende voltar ao Leste Europeu porque as mulheres são “fáceis” por serem pobres. 

“Assim que essa guerra passar eu vou voltar pra cá. E detalhe, elas olham. E são fáceis, porque elas são pobres. E aqui minha carta do Instagram, cheio de inscritos, funciona demais. Não peguei ninguém, a gente não tinha tempo, mas colei em dois grupos de minas e é inacreditável a facilidade”, disse Arthur do Val em áudio vazado.

Notícia útil para o seu estado. Você também pode conferir outras notícias de São Paulo/SP aqui

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google News e acompanhe nossos destaquesSociedadeBrasil

Fonte: Acesse Aqui o Link da Matéria Original