binomo corretora de opcoes binarias ok


Hoje você vai conhecer o desafio do barbeiro. Esse teste é capaz de estimular o raciocínio lógico, a criatividade e outras habilidades indispensáveis para enfrentar questões do mundo real com maior eficiência. Nesse cenário, a OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) cumpre uma excelente função social. E esse é um problema altamente desafiador elaborado por ela.

Essa é uma das diversas olimpíadas do país que não só incentivam o estudo da matemática. Ela também estimula o pensamento crítico. Nesse artigo, sua missão é solucionar um desafio do barbeiro. Ele é intrigante e de nível intermediário, apresentado em prova recente da olimpíada. Está preparado? Leia até o fim para verificar como está sua capacidade de pensamento estratégico.

Desafio do Barbeiro: veja se você consegue acertar

Em uma cidade, um barbeiro corta o cabelo somente de todas as pessoas que não cortam o seu próprio cabelo. Esse barbeiro corta o seu próprio cabelo?

 

desafio do barbeiro

Imagem: Divulgação.

Certamente você achou difícil, não é mesmo? Mas relaxe! Raramente alguém vai encontrar uma resposta certa para o desafio do barbeiro sem antes analisar as inúmeras possibilidades que passam pela cabeça.

E então, já conseguiu chegar a uma resposta? Se estiver muito complicado, respire fundo, abrace o desafio mais uma vez e se permita uma nova tentativa. Não avance antes de ver a resposta!


Você pode Gostar Também:

Veja a resposta do desafio do barbeiro

Bom, lamentarmos te fazer pensar tanto! Mas na verdade não é possível chegar a nenhuma conclusão. Esse desafio é encarado como um paradoxo pela matemática.  Isso porque, a afirmação oferece duas possibilidades, isto é, levando em conta que o barbeiro existe e não é careca:

 

  1. a) Ele corta o seu cabelo;
  2. b) Ele não corta o cabelo.

 

No entanto, nenhuma das duas é viável. Primeiro, porque não há como ele cortar o seu cabelo, já que ele só corta o cabelo de quem não corta o próprio cabelo. Em segundo lugar, não cortar seu cabelo implica em cortar o seu próprio cabelo. Afinal, ele só corta o cabelo de quem não corta o cabelo de si próprio.

O desafio do barbeiro é um teste matemático que não envolve cálculo, apenas habilidade aguçada de raciocínio lógico. Isso mostra a importância de encarar esse tipo de desafio de vez em quando. Assim, ele é ótimo para aprimorar a capacidade de encontrar soluções para problemas muito difíceis.

E aí, gostou?

Esperamos que você tenha aprendido com cada nova tentativa mental de solucionar o desafio do barbeiro. Apesar de ser um paradoxo, esse teste matemático te permite sentir qual a sua capacidade lógica. De certo, ao ler a explicação depois de tanto pensar, você desenvolve mais senso criativo.

Então, se achou interessante, é hora de despertar o gênio matemático de outras mentes curiosas. Você pode compartilhar esse texto com os amigos nas redes sociais. Ou absorver as informações expostas aqui para proporcionar momentos de lazer ao vivo mais divertidos. Não tenho dúvidas de que será sucesso garantido!

Veja o que é sucesso na Internet:

Fonte: Acesse Aqui o Link da Matéria Original

binomo corretora de opcoes binarias ok