Em uma rodas de amigos, é comum surgirem conversas sobre o acúmulo de “mordomias” que funcionários públicos têm e empregados CLT’s (Consolidação das Leis do Trabalho) não possuem. Será que realmente é tão vantajoso assim ser servidor de carreira ou seria intriga da oposição?! O especialista Carlos Alberto de Lucca conta quais são os benefícios do funcionário público, para esclarecer de vez de vale a pena se dedicar aos estudos para passar em concursos públicos. Veja!
Benefícios do funcionário público – Confira
- Além da estabilidade garantida, os funcionários públicos têm uma série de direitos que os da iniciativa privada não têm. Estes direitos, bem como os deveres, estão estabelecidos na Constituição Federal e em várias leis, destacando-se a lei federal 8.112, de 1990, que institui o Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União, regulamentando os direitos e deveres dos funcionários públicos federais, basicamente, os mesmos para os servidores estaduais e municipais.
- Segundo esta lei, qualquer gasto comprovado que o funcionário público fizer para poder exercer sua função será reeembolsado. Também serão pagas as despesas de uma eventual mudança do local de trabalho do servidor e sua família, caso precisem mudar de domicílio.
- O servidor público tem direito a adicionais e gratificações em várias situações. Um deles é o adicional por tempo de serviço que acrescenta 5% do salário nos vencimentos totais do servidor a cada 5 anos de trabalho, independente dos reajustes salariais obtidos por sua categoria.
- Estão previstos outros adicionais tais como:
- por exercer atividades de direção;
- chefia e assessoramento;
- gratificação natalina;
- adicionais de insalubridade;
- periculosidade;
- atividades penosas;
- por serviço extraordinário;
- por serviço noturno;
- auxílio-natalidade;
- salário-família.
- O critério de férias é o mesmo da iniciativa privada, porém, na prática, a grande vantagem dos funcionários públicos é a tranqüilidade. Enquanto os funcionários públicos gozam as suas férias sem preocupações, em relação à estabilidade, os funcionários da iniciativa privada se preocupam com o que está acontecendo na empresa na sua ausência. Será que colocaram alguém para substituí-lo durante as férias ganhando menos e trabalhando melhor do que ele? Ou será que não colocaram e descobriram que ele não fez falta?
- Estão previstos também os casos de licença e afastamento, inclusive para capacitação, através da qual o servidor tem direito, a cada cinco anos, de se afastar por três meses, recebendo sua respectiva remuneração, para participar de curso de aprimoramento profissional.
- O servidor estudante que comprovar a incompatibilidade do horário do trabalho com o de seus estudos, poderá mudá-lo. Este mesmo benefício se estende ao servidor deficiente físico ou que comprovadamente precise mudar de horário para prestar assistência.

Assim, além da segurança, boas remunerções e estabilidade, estas gratificações e adicionais tornam a carreira pública ainda mais atraente.
Bons estudos e sucesso na carreira pública.
Carlos Alberto De Lucca é professor e há mais de 30 anos prepara candidatos para os principais concursos públicos do Brasil.