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Em mais uma pesquisa sobre a corrida eleitoral à presidência do Brasil, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se mantém à frente com 45% das intenções de voto. Logo atrás está o atual presidente do país, Jair Bolsonaro (PL) com 34%. Com as eleições marcadas para o dia 2 dois de outubro, o candidato petista dispara na frente com intenção de votos de eleitores com até dois salários mínimos.

Em relação a anterior da XP/Ipespe, Lula teve um ponto superior à da última pesquisa do instituto, divulgada em 20 de maio. Bolsonaro também subiu dois pontos, com margem de erro de 3,2%. Em seguida, aparece o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) com 8% e a senadora Simone Tebet (MDB) com 3%. O deputado federal André Janones (Avante) e o ex-governador de São Paulo João Dória (PSDB) responderam por 2%. O tucano anunciou na segunda-feira (23) que estava se retirando da disputa.

Pablo Marçal (Pros), Felipe d’Avila (Novo), Vera Lúcia (PSTU), Eymael (DC), Luciano Bivar (União Brasil) e Sofia Manzano (PCB) não pontuaram – embora tenham sido mencionados, não chegaram a 1%. Leonardo Péricles (UP) foi incluído no questionário, mas não foi mencionado por nenhum eleitor.

Brancos, nulos ou que não votariam em nenhum dos candidatos somam 3%. Os indecisos representam 2% dos entrevistados.

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Lula também venceria Bolsonaro no segundo turno, aponta pesquisa

Caso as eleições sejam disputadas no 2º turno, Lula também continuaria na frente do atual presidente do Brasil com boa margem. O Instituto perguntou: “Se houver segundo turno na eleição para Presidente e os candidatos fossem esses que vou ler, qual dos dois o(a) Sr(a) votaria para presidente?”

De acordo com as respostas coletadas pela XP/Ipespe, Lula foi o mais citado com 53% de intenções dos votos e Bolsonaro com 35%. Brancos, nulos ou não saberiam em quem votar, somam mais de 12% em um eventual cenário de 2º turno.

Foram ouvidas 1.000 pessoas por telefone entre 23 e 25 de maio. A pesquisa, encomendada pela XP Investimentos, foi registrada na Justiça Eleitoral com o número BR-07856/2022. A margem de erro máximo estimada é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95,5%.

Neste sentido, se 100 pesquisas fossem realizadas, ao menos 95 apresentariam os mesmos resultados dentro desta margem. Os percentuais que não totalizam 100% são decorrentes de arredondamento ou de múltiplas alternativas de resposta.

Estagiário sob supervisão do jornalista Jean Albuquerque

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