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Se você trabalha com educação no estado de São Paulo, certamente já ouviu falar do TCA.

O Trabalho Colaborativo de Autoria é um projeto que vem sendo implantado nas escolas desde finais dos anos 90, com bastante sucesso, em muitos casos. Seu público-alvo é, principalmente, o de alunos do 9º ano, mas em algumas instituições, ele começa logo no 7º.

Já sua periodicidade é anual, e envolve toda a escola.

Mas o que ele é, em si? A primeira ideia que alguns professores colocam é o de uma dissertação, sobre alguma atualidade. Entretanto, essa visão é um tanto limitada.

Primeiro, porque o TCA não é uma simples pesquisa. Também, não é uma pesquisa acadêmica, ou de pretensões de simular uma pesquisa acadêmica. Pelo menos não em um sentido mais ortodoxo.

Então, o que é um TCA? Como orientar seus estudantes, nesse sentido?

 

O TCA: instrumentando alunos para uma ação cidadã em sua comunidade

 

A primeira ideia de um Trabalho Colaborativo de Autoria é o de relacionar os conhecimentos escolares, com a vida prática dos estudantes. Isso é, aplicar conteúdos e matérias curriculares, na vida diária.

Mais do que isso, a proposta é desenvolver o senso de cidadania entre os estudantes, além de um olhar crítico para a sociedade, bem como para as questões que os afetam diretamente enquanto cidadãos, membros de uma comunidade, e usuários dos serviços públicos.

Nesse sentido, o TCA tem o intuito de instrumentalizar os estudantes para práticas cidadãs. Isso é: os estudantes são instigados a pensarem sobre si e sobre a sociedade que os cerca.

Posteriormente, os alunos precisam identificar deficiências, questões de relevância cultural e social e demais demandas, e pensar em medidas e ações de intervenção, para essas questões.

Ou seja, o TCA, em alguma medida, é um projeto que instrumentaliza os estudantes, sobre ações de política e organização social. Ele se torna um agente social de sua comunidade, e realiza um trabalho – guardadas as devidas proporções – de um subprefeito.

 

Trabalhando coletivamente: o TCA como espaço da transdisciplinaridade

 

Para além disso, o TCA é a possibilidade de se desenvolver um trabalho transdisciplinar concreto, em sala de aula. Por transdisciplinaridade, podemos entender que o TCA é um trabalho que envolve diversas áreas de conhecimento, sem uma hierarquia.

Sem hierarquia, é importante frisarmos, porque, por mais que a parte escrita seja importante, a pesquisa, dentro de um campo do conhecimento, é vital. A aprendizagem sobre a forma de se aplicar as ações sociais pensadas, também.

O estudante precisa se utilizar de diversas matérias, habilidades e saberes, para conseguir identificar problemas e demandas sociais, fazer a pesquisa desses problemas, pensar melhorias e soluções, e aplicar essas.

Nesse sentido, não basta conhecimentos de leitura e escrita. História e Geografia entram em questões políticas; Ciências, para embasar questões de saúde; Matemática, em análise estatística de dados.

E claro, aqui são generalizações, de uma gama de possibilidades que não pode ser limitada.

Assim, podemos entender o TCA dessa forma: uma ação de estudo e cidadania.

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Fonte: Acesse Aqui o Link da Matéria Original