Nesta sexta-feira (10), foi publicado o edital do concurso Caixa para preencher 1.100 vagas de nível médio para candidatos com deficiência. O JC Concursos sempre destaca que para um concurseiro ir bem na prova, ele deve todo o conteúdo programático da avaliação e entender como aplicar o seu conhecimento nela. Por isso, estudamos todo o edital do processo seletivo e divulgamos ele aqui para você se organizar para um dos certames mais esperados de 2021.

Antes de apresentar o que estudar para o exame da Caixa é necessário se informar sobre a seleção em si. As inscrições para o concurso Caixa já estão abertas e serão recebidas até o dia 27 de setembro. Como já mencionado acima, o processo seletivo conta com 1.100 vagas, sendo 1.000 para contratação imediata e as 100 restantes para formação de cadastro reserva para futuras oportunidades.

+Maiores informações do concurso Caixa podem ser consultadas aqui. 

Há oportunidades para os cargos de técnico bancário e técnico bancário na área de tecnologia da informação (TI). Os empregos têm uma jornada semanal de 30 horas semanais. Já os salários são de R$ 3.000, além de benefícios como: 

  • auxílio-refeição/alimentação;
  • auxílio-creche;
  • previdência complementar;
  • possibilidade de ascensão profissional;
  • acesso a ações de capacitação e desenvolvimento.

Como será a prova do concurso Caixa

As provas objetiva e discursiva do concurso Caixa estão agendadas para o dia 31 de outubro. O candidato terá até quatro horas e meia para encerrar o exame de avaliação. 

A avaliação objetiva cobrará 60 questões de múltipla escolha, enquanto que a segunda abordará um tema em que o candidato deve formular um texto argumentativo-dissertativo. O conteúdo programático engloba perguntas de: 

  • língua portuguesa;
  • matemática financeira;
  • conhecimentos bancários;
  • conhecimentos específicos.

O que estudar para o concurso Caixa

Com as principais informações sobre o concurso da Caixa em mãos, confira todo o conteúdo programático e saiba o que estudar para ela. A avaliação engloba dois tipos de prova: conhecimentos básicos e específicos.

Os conhecimentos básicos serão comuns a todos os candidatos e terá questões de língua portuguesa, matemática financeira e conhecimentos bancários. Já as perguntas de conhecimentos específicos são destinadas a avaliar a capacidade dos candidatos sobre as atividades que ele irá exercer no banco estatal.

Conhecimentos básicos – Comuns aos dois cargos

Língua Portuguesa:

  1. Compreensão e interpretação de textos. 
  2. Tipologia textual. 
  3. Ortografia oficial. 
  4. Acentuação gráfica. 
  5. Emprego das classes de palavras. 
  6. Emprego do sinal indicativo de crase. 
  7. Sintaxe da oração e do período. 
  8. Pontuação.
  9. Concordância nominal e verbal. 
  10. Regência nominal e verbal. 
  11. Significação das palavras. 
  12. Redação Oficial: Manual de Redação da Presidência da República (disponível aqui). 
  13. Colocação do pronome átono.

Matemática Financeira:

  1. Conceitos gerais: o conceito do valor do dinheiro no tempo; Fluxos de caixa e diagramas de fluxo de caixa; Equivalência financeira. 
  2. Sequências: lei de formação de sequências e determinação de seus elementos; progressões aritméticas e progressões geométricas. 
  3. Juros Simples: cálculo do montante, dos juros, da taxa de juros, do principal e do prazo da operação financeira. 
  4. Juros Compostos: cálculo do montante, dos juros, da taxa de juros, do principal e do prazo da operação financeira. 
  5. Descontos: cálculo do valor atual, do valor nominal e da taxa de desconto. 
  6. Sistemas de Amortização: sistema PRICE (método das prestações constantes); sistema SAC (método das amortizações constantes).

Conhecimentos Bancários:

  1. Sistema Financeiro Nacional: Estrutura do Sistema Financeiro Nacional; Órgãos normativos e instituições supervisoras, executoras e operadoras. 
  2. Mercado financeiro e seus desdobramentos (mercados monetário, de crédito, de capitais e cambial). 
  3. Os bancos na Era Digital: Atualidade, tendências e desafios. 
  4. Internet banking. 
  5. Mobile banking. 
  6. Open banking. 
  7. Novos modelos de negócios. 
  8. Fintechs, startups e big techs. 
  9. Sistema de bancos-sombra (Shadow banking). 
  10. O dinheiro na era digital: blockchain, bitcoin e demais criptomoedas. 
  11. Correspondentes bancários. 
  12. Sistema de pagamentos instantâneos (PIX). 
  13. Transformação digital no Sistema Financeiro. 
  14. Moeda e política monetária: Políticas monetárias convencionais e não-convencionais (Quantitative Easing); Taxa SELIC e operações compromissadas; O debate sobre os depósitos remunerados dos bancos comerciais no Banco Central do Brasil. 
  15. Orçamento público, títulos do Tesouro Nacional e dívida pública. 
  16. Produtos Bancários: Programas sociais e Benefícios do trabalhador; Noções de
  17. cartões de crédito e débito, crédito direto ao consumidor, crédito rural, poupança, capitalização, previdência, consórcio, investimentos e seguros. 
  18. Noções de Mercado de capitais. 
  19. Noções de Mercado de Câmbio: Instituições autorizadas a operar e operações básicas. 
  20. Regimes de taxas de câmbio fixas, flutuantes e regimes intermediários. 
  21. Taxas de câmbio nominais e reais; 
  22. Impactos das taxas de câmbio sobre as exportações e importações. 
  23. Diferencial de juros interno e externo, prêmios de risco, fluxo de capitais e seus impactos sobre as taxas de câmbio. 
  24. Dinâmica do Mercado: Operações no mercado interbancário. 
  25. Mercado bancário: Operações de tesouraria, varejo bancário e recuperação de crédito. 
  26. Taxas de juros de curto prazo e a curva de juros; taxas de juros nominais e reais. 
  27. Garantias do Sistema Financeiro Nacional: aval; fiança; penhor mercantil; alienação fiduciária; hipoteca; fianças bancárias. 
  28. Crime de lavagem de dinheiro: conceito e etapas; Prevenção e combate ao crime de lavagem de dinheiro: Lei nº 9.613/98 e suas alterações; Circular nº 3.978, de 23 de janeiro de 2020 e Carta Circular nº 4.001, de 29 de janeiro de 2020 e suas alterações. 
  29. Autorregulação bancária. 
  30. Sigilo Bancário: Lei Complementar nº 105/2001 e suas alterações. 
  31. Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD): Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018 e suas alterações. 
  32. Legislação anticorrupção: Lei nº 12.846/2013 e Decreto nº 8.420/2015 e suas alterações. 
  33. Ética aplicada: ética, moral, valores e virtudes; noções de ética empresarial e profissional. A gestão da ética nas empresas públicas e privadas. Código de Ética da Caixa Econômica Federal (disponível aqui). 
  34. Política de Responsabilidade Socioambiental da Caixa Econômica Federal (disponível aqui). 
  35. Lei nº 7.998/1990 (Programa Desemprego e Abono Salarial – beneficiários e critérios para saque). 
  36. Artigo 37 da Constituição Federal (Princípios constitucionais da Administração Pública: Princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência). 
  37. Lei Complementar nº 7/1970 (PIS). 
  38. Lei nº 8.036/1990 (FGTS): possibilidades e condições de utilização/saque; Certificado de Regularidade do FGTS; Guia de Recolhimento (GRF). 
  39. Produtos: Abertura e movimentação de contas: documentos básicos. 
  40. Pessoa física e pessoa jurídica: capacidade e incapacidade civil, representação e domicílio. 
  41. Sistema de pagamentos brasileiro.

Conhecimentos específicos para Técnico Bancário Novo

Noções de Probabilidade e Estatística:

  1. Representação tabular e gráfica. 
  2. Medidas de tendência central (média, mediana, moda, medidas de posição, mínimo e máximo) e de dispersão (amplitude, amplitude interquartil, variância, desvio padrão e coeficiente de variação). 
  3. Cálculo de probabilidade. 
  4. Teorema de Bayes e Probabilidade condicional. 
  5. População e amostra. 
  6. Correlação linear simples.

Conhecimentos em Informática:

  1. Edição de textos, planilhas e apresentações (ambientes Microsoft Office – Word, Excel e PowerPoint – versão O365). 
  2. Segurança da informação: fundamentos, conceitos e mecanismos de segurança; Segurança cibernética: Resolução CMN nº 4893, de 26 de fevereiro de 2021. 
  3. Conceitos de organização e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas. 
  4. Redes de computadores: Conceitos básicos, ferramentas, aplicativos e procedimentos de Internet e intranet. 
  5. Navegador Web (Microsoft Edge versão 91 e Mozilla Firefox versão 78 ESR), busca e pesquisa na Web. 
  6. Correio eletrônico, grupos de discussão, fóruns e wikis. 
  7. Redes Sociais (Twitter, Facebook, Linkedin, WhatsApp, YouTube, Instagram e Telegram). 
  8. Visão geral sobre sistemas de suporte à decisão e inteligência de negócio. 
  9. Conceitos de tecnologias e ferramentas multimídia, de reprodução de áudio e vídeo. 
  10. Ferramentas de produtividade e trabalho a distância (Microsoft Teams, Cisco Webex, Google Hangout, Zoom, Google Drive e Skype).

Atendimento Bancário:

  1. Noções de estratégia empresarial: análise de mercado, forças competitivas, imagem institucional, identidade e posicionamento 
  2. Segmentação de mercado. 
  3. Ações para aumentar o valor percebido pelo cliente. 
  4. Gestão da experiência do cliente. 
  5. Aprendizagem e sustentabilidade organizacional. 
  6. Características dos serviços: intangibilidade, inseparabilidade, variabilidade e perecibilidade. 
  7. Gestão da qualidade em serviços. 
  8. Técnicas de vendas: da pré-abordagem ao pós-vendas. 
  9. Noções de marketing digital: geração de leads; técnica de copywriting; gatilhos mentais; Inbound marketing. 
  10. Ética e conduta profissional em vendas. 
  11. Padrões de qualidade no atendimento aos clientes. 
  12. Utilização de canais remotos para vendas. 
  13. Comportamento do consumidor e sua relação com vendas e negociação.
  14. Política de Relacionamento com o Cliente: Resolução n°. 4.539 de 24 de novembro de 2016. 
  15. Resolução CMN nº 4.860, de 23 de outubro de 2020 que dispõe sobre a constituição e o funcionamento de componente organizacional de ouvidoria pelas instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil. 
  16. Resolução CMN nº 3.694/2009 e alterações. 
  17. Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência): Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015.
  18. Código de Proteção e Defesa do Consumidor: Lei nº 8.078/1990 (versão atualizada).

Conhecimentos específicos para Técnico Bancário Novo – Tecnologia da Informação 

Tecnologia da Informação:

  1. Organização e arquitetura de computadores: Arquitetura básica de um computador: CPU e hierarquia de memória; Armazenamento e representação de dados: base binária e complemento a dois, ponto flutuante e caracteres; Armazenamento e representação de instruções; Modos de endereçamento; Conjunto típico de instruções de uma CPU; Subsistema de entrada/saída e dispositivos de armazenamento secundário. 
  2. Sistemas Operacionais: Funções e estrutura de um sistema operacional; Processos: conceitos básicos, comunicação, sincronização e escalonamento; Gerência de memória: partições fixas e variáveis, realocação, memória virtual, swapping, sistemas de arquivos; Windows 10 (32-64 bits) e ambiente Linux (SUSE SLES 15 SP2). 
  3. Redes de computadores: Fundamentos de comunicação de dados; Meios físicos de transmissão; Elementos de interconexão de redes de computadores (gateways, switches, roteadores); Estações e servidores. Tecnologias de redes locais e de longa distância; Arquiteturas, protocolos e serviços de redes de comunicação; Arquitetura TCP/IP; Arquitetura cliente servidor; Conceitos de Internet e Intranet.
  4. Engenharia de software: Processos de software: Processo Unificado (UP): conceitos gerais, disciplinas, fases, papéis, atividades e artefatos; Métodos ágeis (Scrum, XP, FDD, Lean, Kanban, SAFe, UX); Análise e projeto orientados a objetos; A Linguagem UML: modelos e diagramas; Padrões de projeto; Arquiteturas de software: arquitetura em camadas, arquitetura MVC, arquitetura orientada a serviços; Métricas e estimativas de software; Análise por pontos de função: conceitos básicos e aplicações; Engenharia de requisitos: elicitação de requisitos, identificação das fontes de informação, técnicas de elicitação, técnicas de modelagem, análise de requisitos, validação e verificação, gerência de requisitos, ferramentas. Nuvem pública e privada. DevOps. 
  5. Estrutura de dados e algoritmos: Busca sequencial e busca binária sobre arrays; Ordenação (métodos da bolha, ordenação por seleção, ordenação por inserção); Lista encadeada; Pilha; Fila; Noções de árvore binária. 
  6. Linguagens de programação: noções sobre linguagens de programação; Linguagens Java SE; AngularJS; Angular; TypeScript 4.X; Javascript; Python 3.9.X (bibliotecas Pandas, NumPy, SciPy, Matplotlib e Scikit-learn); Scala; R; Kotlin; Objective-C; .Net; Flutter; Swift. 
  7. Desenvolvimento de software para a Web: sistemas distribuídos e microserviços; Arquitetura e padrões de projeto Java EE8; Servlets; JSF; JSP; Ajax; Interoperabilidade de sistemas; SOA e Web Services; Padrões HTML 4.01, XHTML 1.0, XML, XSLT, UDDI, WSDL e SOAP. 
  8. Teste de software: Controle da qualidade estático: revisão, inspeção, medição estática, análise estática; Princípios e técnicas de teste de software: teste de unidade, teste de integração, teste de regressão, teste alfa, teste beta, teste de segurança, teste de aceitação e de aprovação; Desenvolvimento dirigido por testes. 
  9. Gerência de configuração: Conceitos e práticas; Uso de ferramentas de gerência de configuração; Controle de defeitos: conceitos e práticas. 
  10. Bancos de dados: Modelagem conceitual de dados: a abordagem entidade/relacionamento; Modelo relacional de dados (conceitos básicos e normalização); Conceitos de banco de dados e sistemas gerenciadores de bancos de dados (SGBD); Linguagem SQL; Data Warehouse: modelagem conceitual para data warehouses, dados multidimensionais; Big data: Fundamentos, técnicas de preparação e apresentação de dados. 
  11. Portais corporativos: Arquitetura da informação, portlets e RSS; Ferramentas de Gestão de Conteúdos; Modelo de Acessibilidade do Governo Eletrônico. 
  12. Gestão e governança de TI: ITIL; COBIT; Noções sobre gestão de segurança da informação: normas NBR ISO/IEC 27001 e 27002. 
  13. Qualidade de software: CMMI/MPS-BR: Conceitos básicos e objetivos; Disciplinas e formas de representação; Níveis de capacidade e maturidade. 
  14. Segurança da Informação: Segurança cibernética: Resolução CMN nº 4893, de 26 de fevereiro de 2021.

+ Resumo do Concurso Caixa Econômica Federal 2021


CEF
– Caixa Econômica Federal

Vagas: 1100
Taxa de inscrição:
De R$ 30,00
Até R$ 30,00
Cargos: Técnico Bancário
Áreas de Atuação: Bancária
Escolaridade: Ensino Médio
Faixa de salário:
De R$ 3000,00
Até R$ 3000,00

Organizadora: Fundação Cesgranrio
Estados com Vagas: AC,
AL,
AM,
AP,
BA,
CE,
DF,
ES,
GO,
MA,
MG,
MS,
MT,
PA,
PB,
PE,
PI,
PR,
RJ,
RN,
RO,
RR,
RS,
SC,
SE,
SP,
TO

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