binomo banner


 

Um dos grandes dramas de funcionários de grandes empresas é no que se refere à formação profissional. Isso acontece por dois motivos:]

  1. Porque continuar estudando, nem sempre, é barato.
  2. Porque, nem sempre, o funcionário tem tempo para isso.

 

Logo, muitos desistem de continuar estudando. Eles continuam seus trabalhos, entretanto, nem sempre conseguindo atender às novas exigências do mercado.

Outros, por sua vez, fazem um esforço para continuar sua formação, mas, visando uma guinada em suas carreiras.

Ou seja, o funcionário se especializa, adquire conhecimentos e habilidades que poderiam acrescentar à empresa, mas oferecem elas a outro empregador.

Diante desse panorama, o que é possível de ser feito? A resposta é algo simples, e talvez até óbvia: ofereça uma bolsa de estudos para os funcionários que queiram se aprimorar.

Você sabe quais são as vantagens desse tipo de financiamento?

 

1.      Uma equipe atualizada com as mais recentes exigências do mercado e perspectivas teóricas

Em empresas como hospitais, se atualizar é uma obrigação. Como um médico saberá indicar novos tratamentos para doenças e demais problemas de saúde?

Já em empresas de tecnologia, atualizar-se é uma realidade incontornável. A tecnologia avança a passos rápidos.

Logo, porque essa não pode ser a cultura de um escritório de direito ou uma escola, por exemplo?

Todas as áreas de conhecimento são atualizadas, periodicamente. Com isso, as exigências de consumidores também é.

Além das áreas de conhecimento transdisciplinares, cada vez mais em voga.

Dessa forma, ter funcionários que conheçam essas atualizações será um diferencial, seja na forma de executar projetos, seja na oferta de serviços.

 

2.      A fidelização do funcionário

Um funcionário que recebe investimentos para sua atualização profissional, certamente, se sentirá valorizado. Mais do que isso, se sente parte de um grupo.

De uma “Família profissional”, como querem alguns gestores.

Assim, quando ele recebe uma bolsa da estudos, a ideia é que a empresa está investindo naquelas pessoas que são importantes para ela.

Ou seja, uma bolsa é um incentivo para que o funcionário trabalhe melhor, e de forma mais dedicada. Investir em empregados é fidelizar a relação entre a empresa e o funcionário.

Por outra perspectiva, há também um viés um pouco mais… Pragmático.

Contratos de bolsas de estudo podem trazer cláusulas que obriguem o funcionário que contemplado a continuar na empresa, durante determinado período, após a conclusão do curso.

 

3.      A guinada na cultura da empresa

Investir na atualização profissional de funcionários pode ser, também, uma forma de preparar uma equipe para novos desafios.

Empresas de sucesso estão sempre inovando. Para que aconteçam inovações, entretanto, é necessário que haja uma equipe inteirada aos novos panoramas técnicos daquela área.

Como é possível pensar algo novo, se os empregados não trazem conhecimentos novos?

Inclusive, financiar a atualização profissional dos empregados pode ser uma estratégia de gestão empresarial.

Os colaboradores do setor que receberam a bolsa trazem ideias, e você, gerente de departamento ou mesmo gerente da empresa coordena a estruturação e implementação dos novos projetos.

Veja Também:

Sucesso na Internet:

Fonte: Acesse Aqui o Link da Matéria Original