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Uma das linguagens que mais vemos no nosso cotidiano é a da campanha publicitária. Todas as comunicações comerciais e governamentais usam propagandas, sejam elas de lançamento, sustentação ou informação.

Além daquela que é menos comum – a de revisão.

Cada campanha usa de uma série de formatos e linguagens diferentes, pois por de trás de uma campanha existe uma série de intenções. Nem toda a propaganda, afinal, quer vender.

A propaganda é antes, uma forma de propagar uma comunicação. Na linguística tradicional, de Roman Jakobson (1896-1982), a comunicação tem o emissor e o receptor, e o que os liga é a mensagem.

 

A campanha publicitária: comunicando ao público-alvo, da forma mais adequada ao briefing

 

Se embasamos a linguagem publicitária na teoria de Jakobson, uma campanha publicitária é uma mensagem que precisa atender ao briefing, para comunicar algo a um público-alvo. Esse algo – a mensagem da campanha – é condicionada pelo meio, a forma e a intencionalidade.

Posteriormente, há a resposta a mensagem inicial. Então, há uma nova campanha, e assim em diante. Basicamente, as campanhas publicitárias se estabelecem dessa forma.

Entretanto, as campanhas variam na sua produção conforme a intenção. Por exemplo, há a venda de produtos, informativos institucionais e campanhas de vacinação.

Você sabe quais são os tipos de campanha?

 

1.      Campanhas de lançamento

Uma campanha de lançamento é uma forma da empresa difundir um produto novo – ou uma nova versão de um velho. Aqui, o tom adotado é mais informativo, do que persuasivo.

Porém, a persuasão é necessária: é preciso mostrar as vantagens do “novo”.

 

2.      Campanha de sustentação

A campanha de sustentação vem logo depois do lançamento. Ela consiste em sustentar o interesse do público em um produto lançado, até que esse se estabeleça no mercado.

 

3.      Campanhas de vendas

A campanha de vendas é a forma mais comum de publicidade. Basicamente, é uma forma de falar sobre um produto (ou uma ideia), já estabelecido e dizer o porquê de o consumidor precisar dele.

 

4.      Campanha promocional

A campanha promocional é uma propaganda comercial com o intuito de aumentar as vendas de um produto estabelecido, ou ainda acabar com um estoque.

Aqui a linguagem é imperativa, e o conteúdo falará sobre preços, descontos e facilitadores de compra (venda presencial ou online, parcelamento etc.).

 

5.      Campanha sazonal ou de oportunidade

Essas campanhas são especificas de uma época, e podem ser voltadas para vendas ou para a tomada de ações.

Campanhas sazonais aparecem em datas comemorativas ou eventos de época (vacinação, recadastramentos etc.).

 

6.      Campanhas socioeducativas

São campanhas de difusão de ideias e valores, sem fins de vendas, mas de tomada de decisões de comportamentos.

Por exemplo, campanhas contra abuso sexual, pela prevenção de doenças, e afins.

 

7.      Campanhas de revisão

Essas campanhas são menos comuns que as anteriores, porque a ideia básica delas é revisar uma ação da empresa.

São os pedidos públicos de desculpa, os recalls, os esclarecimentos.

Aqui a linguagem é mais informativa e direta, mas eventualmente apela para o emocional.

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