
O novo concurso PM SP (Polícia Militar do Estado de São Paulo) para o cargo de aluno oficial acaba de ser autorizado pelo governador João Doria. O aval para o certame foi publicado no diário oficial desta sexta-feira, 12 de novembro, e contempla uma oferta de 220 vagas para o cargo, para preenchimento em 2022. Para concorrer ao cargo é necessário possuir ensino médio completo, idade entre 17 e 30 anos e altura mínima de 1,60m para homens e 1,55m para mulheres. A remuneração inicial é de R$ 3.268,33.
Embora a data de publicação do edital ainda não esteja definida, uma vez que a publicação do aval acaba de acontecer, é possível que o certame tenha início de forma bastante rápida, tendo em vista que, mesmo antes da autorização, a PM SP já contava com banca organizadora definida, desde o dia 13 de julho. A escolhida é a Fundação Vunesp, por dispensa de licitação. Com isto, para dar início ao certame é preciso apenas a assinatura do contrato, que pode ocorrer nas próximas semanas.
Concurso PM SP: veja autorização oficial
No processo PMESP-EXP-2021-02272, sobre autorização para abertura de concurso público: “Diante dos elementos de instrução do expediente, da manifestação do Secretário da Segurança Pública e dos pronunciamentos da Secretaria de Orçamento e Gestão, autorizo a Polícia Militar do Estado de São Paulo a adotar as providências necessárias à abertura de concurso público para o Curso de Formação de Oficiais – CFO, com 220 vagas de Aluno-Oficial PM, para ingresso no Quadro de Oficiais Policiais Militares, no exercício de 2022, observadas as disponibilidades orçamentárias e obedecidos os demais preceitos legais e regulamentares atinentes à espécie.”
Concurso PM SP: saiba como foi o último certame
O último cocurso PM SP para aluno oficial ainda está em andamento e teve início em 2020. A oferta foi de 190 vagas e a banca organizadora foi a Fundação Getúlio Vargas (FGV).
A seleção foi composta das seguintes etapas:
- 1.1. Exames de Conhecimentos (Capítulos V a VIII), que serão divididos em:
1.1.1. Prova Objetiva (Parte I), de caráter eliminatório e classificatório, visa avaliar
o conhecimento do candidato para o desempenho das atribuições e versará sobre o
conteúdo programático constante no “Anexo B”;
1.1.2. Prova Dissertativa (Parte II), de caráter eliminatório e classificatório, visa
avaliar a capacidade do candidato de produzir uma redação que atenda ao tema e ao gênero/tipo de texto propostos, além de seu domínio da norma culta da língua portuguesa e dos mecanismos de coesão e coerência textual; - 1.2. Exames de Aptidão Física (Capítulo IX), de caráter eliminatório, visam avaliar
o desempenho físico do candidato, que deverá obedecer aos padrões exigidos para o cargo; - 1.3. Exames de Saúde (Capítulo X), de caráter eliminatório, os quais visam avaliar
as condições de saúde do candidato; - 1.4. Exames Psicológicos (Capítulo XI), de caráter eliminatório, visam identificar características de personalidade, aptidão, potencial e adequação do candidato ao perfil psicológico estabelecido para o cargo;
- 1.5. Avaliação da Conduta Social, da Reputação e da Idoneidade (Capítulo XII), de caráter eliminatório, visa a apreciação da conduta social, reputação e idoneidade do candidato, em sua vida pregressa e atual em todos os aspectos da vida em sociedade, seja social, moral, profissional, escolar, quanto à compatibilidade para o exercício do cargo;
- 1.6. Análise de Documentos (Capítulo XIII), de caráter eliminatório, tem por finalidade analisar os documentos apresentados pelos candidatos para comprovação dos requisitos e condições para ingresso.
A prova objetiva contou com 80 questões de múltipla escolha, distribuídas da seguinte forma:
- Ciências Humanas e suas Tecnologias – 20 questões (história, filosofia, sociologia e geografia);
- Linguagens e Códigos – 24 questões (língua portuguesa e interpretação de texto e língua inglesa ou espanhola);
- Matemática e Ciências da Natureza – 30 questões (matemática, física, química e biologia);
- Conhecimentos Específicos – seis questões (noções de administração pública e noções básicas de informática).
Sobre Vunesp
Criada em 1979, a Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (Vunesp) possui personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos. A banca tem como principais atividades: planejar, organizar, executar e supervisionar o vestibular da Unesp; realizar vestibulares e concursos diversos para outras instituições e promover as atividades de pesquisa e extensão de serviços à comunidade, na área educacional.
concursosconcursos 2022concursos sp (são paulo)provas anteriores