binomo banner



fake news 9

As fake news (informações falsas) têm virado o grande vilão para o pleito eleitoral de 2022. O cidadão precisa ficar atento e saber diferenciar entre verdade e mentira é um grande diferencial para tomar a melhor decisão quando for depositar o voto na urna eletrônica, no dia 02 de outubro. Veja detalhes. 

O pleito eleitoral de 2018 teve a forte presença de fake news. Para mudar essa realidade, algumas instituições, como os Tribunais Regionais Eleitorais nos Estados têm tentado orientar os eleitores, tanto confeccionando cartilhas quanto firmando parceria com instituições e empresas. Neste sentido, foi lançada na última quarta-feira (1), pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a “Democracia em pílulas”, uma iniciativa que é voltada para as redes sociais. 

Saiba como diferenciar verdade e mentira em período eleitoral

Caso receba alguma informação que possa parecer duvidosa em seu Whatsapp, só compartilhe depois de ler o texto completo, não apenas o título. As notícias falsas costumam vir com erros ortográficos, letras maiúsculas ou ponto de exclamação para despertar a atenção de quem a recebe. 

Neste caso, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) elenca perguntas para que a informação possa ser checada. Veja: 

  • A informação tem link?;
  • O link abre ou está “quebrado”?;
  • A informação foi publicada em um portal conhecido?;
  • A informação é assinada por alguém conhecido?;
  • A informação tem erros gramaticais?;
  • A informação começa de modo alarmista?;
  • A informação menciona terceiros, mas não diz o nome (famoso médico, famoso especialista, famoso jurista)?;
  • A informação pede para ser compartilhada?.

O próximo passo consiste em pesquisar a informação recebida pelas redes sociais ou aplicativos de mensagem. Primeiro, coloque a informação no Google para checar se outros veículos jornalísticos divulgaram essa notícia, checar as fontes citadas, e verificar se é uma informação verdadeira, mas com mentiras que podem induzir o leitor ao erro. 

Você também pode fazer uma busca em agências de checagem de informação. O país possui várias agências e projetos de checagem nos próprios veículos de imprensa, confira algumas abaixo: 

Saiba como denunciar informações falsas 

Para denunciar as fake news, na rede social Facebook, clique nos três pontinhos do canto superior direito em cada postagem e vá na opção “Obter apoio ou fazer denúncia”. Caso tenha recebido a informação falsa no Instagram e no Twitter, o procedimento é o mesmo, basta ir em “Denunciar”. Já no Whatsapp, é possível realizar a denúncia indo em “Dados do contato”. 

O post: “Fake News: saiba como diferenciar verdade e mentira em período eleitoral” apareceu primeiro no JC Concursos. 

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google News e acompanhe nossos destaquesSociedadeBrasil

Fonte: Acesse Aqui o Link da Matéria Original