binomo banner


Conheça quatro obras sobre investimentos que podem contribuir para entender o tema.

 

Conhecer o mercado financeiro é a premissa básica para quem pretende investir. De acordo com a orientação da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), é preciso pesquisar sobre as características dos ativos, entender a dinâmica das operações e familiarizar-se com os termos e conceitos da área antes de decidir onde e como aplicar o dinheiro.

A internet pode ser uma aliada para o aprendizado. Por meio dos sites de instituições como o Banco Central, o Portal do Investidor da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a B3 e a Anbima é possível ter acesso a cursos gratuitos e conteúdos educativos. 

Outra forma atrativa de saber mais sobre o mercado financeiro é por meio de documentários, filmes de ficção e séries que abordam o tema. Alguns títulos ajudam a compreender melhor termos como day trade e podem ser assistidos on-line, pelos serviços de streaming ou pelo Youtube. Conheça algumas opções que podem ajudar nessa jornada de conhecimento.

The China Hustle (2017)

unnamed 4

Imagem: Divulgação/Netflix

O documentário revela um esquema fraudulento em títulos de empresas chinesas listadas no mercado de ações dos Estados Unidos, mostrando como os banqueiros enganaram muitos investidores após a crise financeira de 2007-2008. 

O filme está no catálogo da Netflix. A direção é de Jed Rothstein, indicado ao Oscar na categoria de melhor documentário em curta-metragem pela obra “Killing in the name”, em 2011.

A Grande Aposta (2015)

unnamed 5

Foto: Divulgação/Amazon Prime Video

Adaptação do livro “The Big Short: Inside the Doomsday Machine”, de Michael Lewis, o filme é protagonizado por atores renomados: Christian Bale, Steve Carell, Ryan Gosling e Brad Pitt. 

De forma didática e cômica, a história mostra as diferentes reações dos investidores à crise financeira de 2007 a 2008. A obra venceu o Oscar de melhor roteiro adaptado e foi indicado a outras quatro categorias, incluindo a de melhor filme. É possível assistir na Netflix e no Amazon Prime Video. 

O Lobo de Wall Street (2014)

unnamed 6

Foto: Divulgação/Prime Video

Inspirado nas memórias do corretor Jordan Belfort, o filme traz Leonardo Di Caprio no papel do protagonista, em mais uma parceria de sucesso com o diretor Martin Scorsese. 

A história se passa no final da década de 1980 e acompanha Jordan em uma trajetória de ascensão e queda na vida profissional. A obra recebeu cinco indicações ao Oscar, incluindo melhor filme e melhor roteiro adaptado, e está disponível no Amazon Prime Video.

American Greed (2007)

unnamed 7

Imagem: Divulgação/Amazon Prime Video

Série documental que aborda um lado sombrio do mercado financeiro, envolvendo fraudes e golpes. São 14 temporadas e cada episódio retrata um caso real. Há entrevistas com investigadores, vítimas e até fraudadores. 

O projeto foi idealizado por Mark Hoffman e produzido pela Kurtis Productions. A obra está disponível no Prime Video e serve de alerta sobre os cuidados na hora de investir.

 

Veja Também:

Está “bombando” na Internet:

Fonte: Acesse Aqui o Link da Matéria Original